terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eduardo Campos... deixa candidato de Lula em 3º lugar e solidifica seu próprio projeto presidencial


Sei que prometi falar só da Embrapa, mas por algum motivo isto chamou minha atenção...

07/10/2012
 às 19:15 \ Política & Cia

Governador Eduardo Campos (PE), do PSB, elege seu candidato no 1º turno no Recife, deixa candidato de Lula em 3º lugar e solidifica seu próprio projeto presidencial

Amigas e amigos do blog, leiam essa interessante e reveladora reportagem do site de VEJA sobre as eleições em Recife.
E lembrem-se, quando se fala no projeto presidencial do governador Eduardo Campos, de que, na estratégica Minas Gerais, ele tem como forte aliado na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte o senador tucano e ex-governador Aécio Neves, que apoiou a vitoriosa campanha pela reeleição do prefeito Márcio Lacerda, do PSB, contra o ex-ministro e ex-prefeito petista Patrus Ananias, candidato de Lula.
Eduardo Campos emplaca Geraldo Julio e derrota Lula
Candidato do PSB em Recife obteve 51,14% dos votos e vence no 1º turno. O petista Humberto Costa, imposto pelo ex-presidente, terminou em 3º lugar
Em uma espécie de aquecimento para a campanha presidencial de 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), evidenciou sua força política ao garantir neste domingo, com larga vantagem, a vitória de seu candidato, Geraldo Julio (PSB), no primeiro turno nas eleições pela prefeitura do Recife.
O socialista conquistou 51,14% dos votos dos pouco mais de 1,1 milhão de eleitores recifenses.
Aliado histórico do PT (desde 1989 o PSB apoia as candidaturas petistas), Campos utilizou um desconhecido secretário de governo para desbancar o ex-ministro Humberto Costa, que ficou apenas na terceira colocação. O neotucano Daniel Coelho, egresso do PV, atingiu a segunda colocação na preferência do eleitorado com 27,66%.
Embora ainda se mantenha como aliado do governo federal – o PSB mantém o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Portos na gestão Dilma Rousseff – Eduardo Campos já começa a construir, com vitórias emblemáticas, como a do Recife, sua projeção em nível nacional.
Aproveitando-se de um vácuo na oposição, que vem perdendo forças no Congresso Nacional, em Brasília, Campos inicia ainda esta noite a construção de cenários onde aliados estão em dificuldade no segundo turno. Ele pretende viajar aos palanques prioritários e atuar como puxador de votos.
Mesmo com o fim da dobradinha PT-PSB no Recife, o governador pernambucano diz que os socialistas continuam aliados do governo Dilma Rousseff. “Já disputamos outras eleições contra o PT e depois sentamos à mesa. Temos um projeto nacional e um projeto no estado que nos une. Depois da eleição pode ficar uma rusga aqui ou acolá, mas vamos procurar olhar para frente”, afirmou ele neste domingo.
Ao longo de todo o dia, pesquisas internas do PSB já davam vitória a Geraldo Julio. Em um dos trackings, quando ouvidas 4 500 pessoas, o socialista computava 55% dos votos.
Derrocada petista
O pífio desempenho do senador Humberto Costa, que assumiu uma trajetória descendente na preferência do eleitorado na reta final da campanha, coloca em xeque a tese de que o ex-presidente Lula é um exímio articulador político.
Depois de um racha no PT em maio, com troca de acusações nas prévias do partido, Lula impôs o nome de Humberto Costa, petista histórico, como candidato à prefeitura.
Com a acirrada disputa em São Paulo, onde o PT teve de se empenhar para alavancar a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, Lula, no entanto, deixou de lado a campanha ao executivo recifense e, mesmo tendo prometido, sequer apareceu para comícios ou carreatas na capital.
Para não melindrar Eduardo Campos, cujo partido integra seu governo, a presidente Dilma Rousseff sequer gravou participação no programa eleitoral de Humberto Costa. O petista terminou a campanha com 17,43%.


http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/governador-eduardo-campos-pe-do-psb-elege-seu-candidato-no-1o-turno-no-recife-deixa-candidato-de-lula-em-3o-lugar-e-solidifica-seu-proprio-projeto-presidencial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário