quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Embrapa tem dois Presidentes!

Como dissemos ontem, Pedro Arraes continua sendo Presidente da Embrapa até ser exonerado. O Diário Oficial da União de hoje não traz a sua exoneração, portanto continua no cargo. O DOU traz sim a nomeação pela Presidente Dilma do novo Presidente, Maurício Antonio Lopes (MAL). Assim sendo, hoje temos dois Presidentes, o Arraes e o MAL. Vejam só quanta pressa!

No entanto, devemos parabenizar o MAL. Essa é mais uma conquista em uma carreira repleta de tais feitos. Na verdade, o MAL tem trabalhado árdua e longamente para isso, e finalmente seus esforços foram recompensados. Podemos extrair algumas lições dessa história.

1) Se o sujeito é um pesquisador medíocre, a solução é se tornar um gestor.  Entre 1985 e 2002, 4 publicações científicas (Qualis A) como primeiro autor. Desprezando artigos em circulares e aqueles tratando de temas filosóficos.

2) Se for um fracasso na gestão, a saída é ascender a um cargo maior ainda. Enquanto Chefe de P&D da Embrapa Milho e Sorgo, participou de decisões que afundaram a Embrapa nesse setor, hoje ocupando menos de 1% do mercado de sementes de milho no Brasil.

3) Se não souber administrar o sistema, sempre é possível destruí-lo e construir outro muito pior. Expulso do Milho e Sorgo, encontra um novo lar no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Incapaz de tomar as medidas de gestão necessárias para sanar os problemas dos Programas Nacionais, os mesmos são destruídos e cria-se no seu lugar o SEG, com os famigerados Macroprogramas. A Embrapa abandona qualquer esperança  de ter foco e inteligência na sua programação.

4) Quando esse sistema fracassa, o melhor é se exilar no outro lado do planeta até que se esqueçam da porcaria que se fez. Como não há a mínima possibilidade de voltar a fazer pesquisa depois de tantos anos somente falando sobre ciência (muito bem, por sinal), o único que resta é publicar um blog. Diga-se de passagem, qualquer macaco pode fazer isto... Labex Coréia. Centenas de milhares de reais investidos; produto para a sociedade brasileira: um blog.

5) Quando um amigo te tira do exílio, e convida a assumir um alto cargo na sua gestão, a melhor estratégia é se auto-promover, e achar todas as oportunidades de trair o amigo e chefe. A atuação do MAL desde que assumiu a Diretoria está aí para todos verem. Matérias no todos.com, todos os dias; muitos discursos e palestras, para o qual tem verdadeiro talento; muitas viagens ao exterior, promovendo a sua imagem em vez de assumir o chato dever de Diretor; enquanto isso, a programação de P&D cada vez mais dispersa, menos produtiva, menos focada na solução dos problemas da agricultura brasileira. Sem falar, claro, na organização de uma gestão paralela, conluiando com uma outra Diretora (que não será nomeada aqui) e minando a autoridade do Presidente que lhe deu essa chance. Sem falar, claro, da traição de ir até o Ministro para tentar derrubar o Presidente, reclamando de sabe Deus o que, e certamente levando informações falsas mas com o medida certa de suspeição que somente um Diretor poderia fazer.

Tudo isso deu certo, e agora temos o resultado. Confirmam-se nossas suspeitas. Neste sistema, vence a mediocridade sobre a competência, vence a desonestidade sobre a integridade, vence a oratória bonita sobre a substância, vence a traição sobre a lealdade. Vence o MAL.


Um comentário:

  1. Próximo Diretor de PeD atende aos dois Presidentes: Vitor Hugo de Oliveira! Ele tentou ser Diretor de Transferência de Tecnologia mas podia ser Administração e Finanças. Apesar de amigo do exPresidente, ficou inquieto ao ver sua colega Vania tentando esquentar a tão almejada poltrona e logo quis ser coroado. Amigo do atual Presidente, não importando muito quem seja, o que vale é a amizade, a Diretoria de PeD é onde ele poderá dar o melhor de si.

    ResponderExcluir